O Governo Federal criou um plano de vacinação para abrigos no Rio Grande do Sul, devido às enchentes. O Ministério da Saúde recomendou que a imunização seja prioritária contra influenza, Covid-19, tétano, hepatite A e raiva. Essas vacinas foram escolhidas após uma análise técnica, visando proteger aqueles expostos às águas contaminadas, além de socorristas e voluntários envolvidos nos resgates.

 

A vacinação será realizada nos abrigos para os que estão lá, enquanto os desalojados devem buscar unidades de saúde. Para gripe, a vacinação também será direcionada aos socorristas, que podem ser imunizados em locais estratégicos, como hospitais de campanha e unidades de saúde municipais. A população geral deve procurar os postos de saúde.

 

Vacinas com componentes tetânicos, como penta, DTP, dupla adulto (dT) e dTpa, poderão ser aplicadas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O público-alvo inclui socorristas, pessoas resgatadas com ferimentos, gestantes abrigadas (a partir de 20 semanas) e puérperas até 45 dias pós-parto, caso não tenham sido vacinadas durante a gravidez. Essas pessoas devem receber uma dose de reforço antitetânico se não tiverem sido vacinadas contra tétano nos últimos cinco anos, ou se o registro vacinal não puder ser verificado.

 

A vacina contra hepatite A é destinada a crianças de 1 ano a menos de 5 anos, pessoas com condições clínicas especiais e gestantes abrigadas. A imunização contra a raiva é indicada para pessoas com risco ocupacional de exposição permanente ao vírus, como médicos veterinários e outros profissionais nessa condição.

 

Caso não seja possível registrar as doses aplicadas em um sistema de informação, será utilizada a Coleta de Dados Simplificada (CDS), especialmente para estabelecimentos de saúde sem conexão à internet ou computadores suficientes para os profissionais vacinadores.

 

O Ministério da Saúde enfatiza a importância de os municípios manterem a população constantemente informada sobre quais unidades de saúde estão funcionando e quais estão realizando atividades de imunização.